.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SEMINÁRIO - Mesa 2: Formação e Publicações sobre animação no Brasil

     A segunda mesa do sábado foi bastante abrangente. Com a mediação do veterano professor Silas de Paula, foram discutidas diversas vertentes do tema.



     Sérgio Nesteriuk iniciou fazendo um breve porém completo panorama da história do cinema de animação no Brasil, citando datas e nomes que marcaram - e marcam - a nossa história. Citou ainda aquele que é considerado o "caminho das pedras" dos novos realizadores de cinema de animação, que é o caminho dos festivais e editais de incentivo, para realizarem seus trabalhos. Isso ocasionou uma grande identificação da platéia, pois muitos realizadores presentes no seminário de fato seguem este caminho.


     Diego Stoliar falou de sua experiência nos blogs que escreve e administra, ressaltando o poder da internet como ferramenta de pesquisa e de referência de uso profissional. Segundo ele, sua experiência no National Film Board of Canada o ajudou a visualizar como instituições já consolidadas lidam com esse canal, e daí construir algo de peso no Brasil.


     Alberto Lucena Jr., por sua vez trouxe diversas discussões sobre aspectos teóricos anteriores ao cinema de animação, segundo ele, indispensáveis para se iniciar em um estudo sério mais aprofundado. O professor ressaltou a importância de se conhecer antes de tudo os conceitos artísticos que se emprega hoje tão comumente, e buscar a essência das formas de fazer e pensar a arte. Suas colocações sempre mereciam aplausos da platéia.


     O apresentador Sávio Leite encerrou o debate com o sorteio de DVD's de realizadores de animação do Ceará. O professor Lucena Jr. ainda autografou diversos exemplares do seu livro, "Arte da Animação", de animadores locais.

  
     Para mais fotos, não esqueça de acessar o flickr do NUCA :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário