.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

domingo, 16 de agosto de 2009

SEMINÁRIO - Mesa 1: Animação Nordeste


     Na primeira mesa do seminário, no sábado pela manhã, os animadores Márcio Ramos e Silvio Toledo debateram diversos pontos do cinema de animação local e nacional, sob a mediação de Diego Akel, também realizador e animador. A discussão foi bastante ampla, abordando desde a produção e necessidade de mais editais específicos de incentivo até a distribuição dos filmes. Podemos dizer que esta foi a "mesa dos animadores". O seminário teve como apresentador Sávio Leite (foto acima), diretor da Mostra MUMIA.

 

     Sílvio pontuou diversas vezes a necessidade de se reunir os profissionais e entusiastas do cinema de animação do nordeste,  com a criação de associações e representações que possam ter voz em âmbito nacional, trazendo ao país inteiro as necessidades da região neste setor. Ele também comentou sobre a atual situação do cinema de animação na Paraíba.



     Na discussão sobre distribuição e exibição Márcio Ramos pontuou o fenômeno YouTube. Márcio analisou os dois lados da moeda, considerando o acesso instantâneo a qualquer vídeo ora bom ora ruim, pois, segundo ele, ao mesmo tempo que um trabalho tem alcance mundial, seu potencial é rapidamente diluído frente à farta opção de vídeos oferecidos, tornando o usuário um espectador ávido por novidades, independente da qualidade. Márcio também comentou sobre a criação da ACCA (Associação Cearense de Cinema de Animação) e respondeu algumas perguntas do público a este respeito.


     Ao fim do debate o apresentador Sávio Leite sorteou DVD's de realizadores de animação locais.

     Para mais fotos, acesse o flickr do NUCA :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário