.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SEMINÁRIO - Mesa 5: A Animação e a Educação em Cinema

     A última mesa do seminário, que aconteceu na segunda-feira pela manhã, foi a que teve mais debatedores: Wilson Lazaretti (Núcleo de Animação de Campinas), Abi Feijó e Regina Pessoa (Ciclope Filmes, Portugal) e Juan Padrón (animador e diretor, Cuba), com a mediação de Elisabete Bullara (CINEDUC). A conversa foi bastante rica e extensa.



     Na sua fala, Wilson Lazaretti contou suas experiências em oficinas e cursos de animação ministrados pelo Brasil. Apesar das muitas dificuldades enfrentadas, contou ele, o resultado sempre compensa e se mostra nos muitos curtas produzidos pelos alunos, alguns exibidos por ele no seminário. Wilson ainda emocionou a todos na platéia ao apresentar trechos do seu longa-metragem em desenvolvimento, "História antes da História".


     Regina Pessoa mostrou todo o processo de criação de seu filme "História trágica com final feliz". Ela pontou exibindo toda a realização do processo junto à equipe do estúdio francês que co-produziu o filme, mostrando e exemplificando um trabalho feito em colaboração mútua entre estúdios de diversos países.


     Abi Feijó trouxe toda a sua experiência em projetos e ações pela melhora da didática em escolas e cursos, mostrando um material digital que ensina os princípios básicos a professores e educadores, a fim de melhorar o aproveitamento de suas aulas, utilizando os recursos audiovisuais do cinema de animação. Abi mostrou também uma caixa criada pelo seu estúdio, repleta de produtos relacionados ao mundo da animação (flipbooks, zootrópios, livros, DVD's) que, realizada em cima do universo do filme de Regina Pessoa, mostra e explica passo a passo a arte da animação. "É, enfim, um marketing um pouco mais inteligente", disse Abi. Todo o público ficou impressionado.


     Juan Padrón falou um pouco de sua experiência como animador e diretor de animação em Cuba, contando algumas dificuldades de se produzir sob o regime do país e sob a pressão dos produtores. Ele também contou que a maioria de seus animadores, ao terminarem o filme eram imediatamente contratados por outros países, ficando ele sem mão de obra para o próximo projeto. Os animadores assistentes eram então promovidos ao posto de animadores-chefe, o que trazia dificuldades à produção mas, como contou ele, eram sempre resolvidas com criatividade e inovação.


     Ao fim do debate ocorreu o clássico sorteio de DVD's de realizadores locais, pelo apresentador Sávio Leite, agora acrescido de alguns flip-books do filme de Regina Pessoa e de DVD's do Animania, cedidos pela produção do programa e DVD's com os trabalhos dos alunos de oficinas do Núcleo de Animação de Campinas, trazidos por Wilson Lazaretti. A última surpresa veio de Abi Feijó, que anunciou a doação para o NUCA da "caixa animada" anteriormente apresentada. A caixa foi recebida com enorme satisfação por Telmo Carvalho, diretor do NUCA.


     O Seminário então se encerra com muitos aplausos do público, que acompanhou fielmente os três dias do evento. Tanto organizadores quanto público ficaram extremamente felizes com o resultado e já é aguardada a edição de 2010.

     Para visualizar todas as fotos do evento, acesse o flickr do NUCA :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário