.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gente e Energia Para Um Mundo Melhor

     Aconteceu agora entre 27 e 29 de agosto, o Gente e Energia Para Um Mundo Melhor, evento realizado pela Coelce – Companhia Energética do Ceará. Realizado no Centro de Convenções de Fortaleza, o evento teve um série de palestras, mini-cursos, oficinas e sorteios, além de diversos stands e expositores. O NUCA foi convidado a participar, onde mostrou o resultado prático das diversas oficinas de cinema de animação que ministrou em parceria com a COELCE, além de realizar diversar atividades no local. No stand do CINE COLECE o visitante pôde conferir os filmes realizados por alunos do projeto, entre eles o O Som da Floresta, filme que tem gerado muito sucesso por onde passa.


     A Oficina de Cinema de Animação mostrou os princípios básicos desta arte para  dezenas de crianças, jovens e adultos, que fizeram flipbooks e viram por si mesmos como é possível fazer animação. Cada aluno realizou um flipbook com um cena criada por ele mesmo.
     



     Os visitantes também puderam conhecer mais sobre o processo das imagens animadas, vendo de perto brinquedos ópticos que demostram o funcionamento do cinema. Inicialmente era mostrado o zootrópio, onde, ao girar um cilindro contendo imagens em sequência e olhar entre as aberturas laterais do aparelho, poderia-se ver a imagem animada.





     Funcionamento semelhante era também visto no fenatoscópio, que o visitante via ao olhar para um espelho, e as imagens animadas eram vista refletidas.



     E o brinquedo óptico mais simples era o Taumatrópio, que funcionava apenas girando uma imagens de duas faces em um papel redondo, que se mesclavam ao serem vistas rapidamente, dando a ilusão de serem uma só. Este e todos os brinquedos ópticos demostravam o funcionamento do cinema: as imagens, ao serem vistas muito rapídamente e com interrupções breves, criam a ilusão de estarem em movimento, tão próximas no tempo se encontram umas das outras.

      Confira mais fotos deste evento no flickr do NUCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário