.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

E aí NUCA?!

Pois é amigos, o blog do NUCA estava parado... A equipe pede desculpas pela falta de postagens!

Tentaremos de forma resumida apresentar o que andamos fazendo por aqui, afinal, o blog parou, mas, as produções não!!!

Neste período demos continuidade ao projeto Cine Coelce. Fomos em 30 escolas, entre 2010 e 2011, com oficinas de stopmotion e recorte. 300 crianças participaram do projeto e 30 foram para o estúdio do NUCA para uma oficina de 60h para cada grupo de 10 alunos. Foram produzidos 3 filmes na técnica do Desenho Animado: Pin e Guin; Caminhando para o Iguaçu e Herói Iluminado. O legal é que a estreia de cada um sempre é na Abertura do Cine Ceará, Pin e Guin estreou no Cine Ceará de 2010, Caminhando para o Iguaçu no Cine Ceará de 2011 e neste ano, Herói Iluminado estreou no Cine Ceará 2012. Além disso, os três foram selecionados para o Anima Mundi, 2010, 2011 e 2012 respectivamente! Outra coisa bacana é que os filmes Pin e Guin e Caminhando para o Iguaçu foram selecionados no Festival do Pequeno Cineasta, com uma premiação de Melhor filme escolhido pelo júri popular para o filme Caminhando para o Iguaçu.

Também levamos a oficina de cinema de animação – técnica recorte para outras cidades do Estado do Ceará. Através do Projeto Cine Ceará Itinerante e com o patrocínio da CHESF, 50 crianças da cidade de Viçosa do Ceará produziram o filme Castelo das Pedras e 20 crianças de Tianguá produziram o filme Chaga da Onça.

Tem mais! Recebemos visitas ilustres de profissionais da animação, como Marcelo Marão, Leonardo Cata Preta, Jonas Brandão, Fabio Yamaji e Antônio Moreno. É muito bom receber profissionais e artistas de outros estados para trocarmos ideias sobre o Mundo da Animação.
Fábio Yamaji mostrando seu trabalho para animadores no NUCA

E as produções? Não paramos não!  No estúdio da truca digital, Diego Akel com a ajuda do animador Josimário Façanha, produziram várias animações para vinhetas, filmes experimentais, testes animados... No blog do Akel ele mostra estas produções: http://cineakel.blogspot.com.br
Na truca também foi produzido o filme “Fátima” de Jeferson Hamaguchi, um documentário animado abordando as experiências de uma pessoa com a água. Jeferson usou a técnica da pintura no tempo, cada imagem do filme foi pintada no vidro e quadro a quadro ganhando vida. “Fátima” foi originalmente criado para participar do concurso Água em Movimento, promovido pelo Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI, com patrocínio do Banco do Brasil e BRASILCAP.  Ficou tão bom que ganhou o 3º lugar!

O NUCA também disponibilizou o seu laboratório para o Curso em extensão de Cinema de Animação da UFC. Os alunos da professora Mariana Medina puderam usar os computadores, canetas óticas, mesas de luz, câmera fotográfica, truca... Enfim, tudo para os exercícios nas técnicas do 2D, stopmotion, recorte, pixilation e experimental.

O laboratório também foi usado para a oficina de animação 2D digital ministrada pelo animador Diego José. 16 alunos tiveram contato com programas de animação 2D digital. Foi muito legal!
E para completar, realizamos em 2010 e 2011 a SEMANA DA ANIMAÇÃO, evento que trouxe para Fortaleza filmes nacionais e internacionais, bate papos, oficinas, tudo gratuitamente. O evento sempre termina no dia 28 de Outubro, Dia Internacional da Animação, e já faz parte do calendário do evento do DIA realizado pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. Para ver como foi basta visitar: http://semanaanimada.blogspot.com.br/
Bom, agora que conseguimos resumir alguns dos nossos trabalhos, vamos voltar a postar regularmente e transformar este blog em um meio para trocarmos ideias. Afinal, tem mais coisas feitas por aqui e se não divulgamos na hora, ficam “perdidas” nos computadores...
= )
Até mais!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário