.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Arte em Movimento

Arte em movimento! Matéria do Jornal "O Povo" sobre a área de cinema de animação, com a participação do NUCA.

Confira um trecho da matéria "Arte em Movimento" abaixo:

"A animação está em todo lugar. Na abertura da novela global das nove, no banner comercial que aparece na sua página de email, no aplicativo de celular que você baixou. Quantos de nós não nos divertimos rabiscando um boneco feito de palito na pontinha de cada folha do caderno, só para depois vê-lo ganhar vida ao folhear as páginas. [...]

[...]
OPOVO - Quais eram os principais nomes da animação cearense à época da formação do Nuca?
Telmo Carvalho - A animação não chegou ontem no Estado. O Luis Sá, o Leontino Eugênio, o Firmino Holanda, o Zé Rodrigues Neto, o Tião e outros que começaram a animação aqui nos anos 1960 e 1970. Nos anos 1980, vêm os grupos regionais, que é época da formação do então Nace. 

OP - Como o Nuca é mantido?
Telmo - O Nuca é mantido pela UFC, mas ela, sozinha, não tem recursos para manter a gente. Sou coordenador, mas há três anos que não recebo um centavo. Há quatro meses conseguimos que uma empresa de terceirização da UFC contratasse como técnico. A Mariana foi contratada como professora substituta da UFC, mas acabou o contrato. Estamos tentando solicitar um técnico de animação pro Núcleo junto à Casa Amarela. Estamos tentando nos ajustar.

OP - Como você avalia o incentivo público para o cinema de animação no Ceará?
Telmo - Muitas vezes eu quis desistir de Almadia, por tanta coisa que você precisa passar para desenvolver seu projeto. Ah, então a animação está despontando? Está ganhando mercado e formando cada vez mais profissionais aqui no Ceará? Então, não sei o que está acontecendo. Se a gente for analisar, o curta cearense mais premiado, o Vida Maria do Márcio Ramos, é um filme de referência. Ele mostra que temos produção, que essa produção é de qualidade e é premiada. O que a gente queria é que tivesse um investimento para a animação

[...]

Para conferir toda a matéria, clique aqui!

Também confira a matéria "Quanto custa a animação", também do jornal "O Povo", sobre o panorama do Cinema de Animação no Brasil, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário