.status-msg-wrap, .status-msg-body, .status-msg-border, .status-msg-bg, .status-msg-hidden { display: none;}

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Arte em Movimento

Arte em movimento! Matéria do Jornal "O Povo" sobre a área de cinema de animação, com a participação do NUCA.

Confira um trecho da matéria "Arte em Movimento" abaixo:

"A animação está em todo lugar. Na abertura da novela global das nove, no banner comercial que aparece na sua página de email, no aplicativo de celular que você baixou. Quantos de nós não nos divertimos rabiscando um boneco feito de palito na pontinha de cada folha do caderno, só para depois vê-lo ganhar vida ao folhear as páginas. [...]

[...]
OPOVO - Quais eram os principais nomes da animação cearense à época da formação do Nuca?
Telmo Carvalho - A animação não chegou ontem no Estado. O Luis Sá, o Leontino Eugênio, o Firmino Holanda, o Zé Rodrigues Neto, o Tião e outros que começaram a animação aqui nos anos 1960 e 1970. Nos anos 1980, vêm os grupos regionais, que é época da formação do então Nace. 

OP - Como o Nuca é mantido?
Telmo - O Nuca é mantido pela UFC, mas ela, sozinha, não tem recursos para manter a gente. Sou coordenador, mas há três anos que não recebo um centavo. Há quatro meses conseguimos que uma empresa de terceirização da UFC contratasse como técnico. A Mariana foi contratada como professora substituta da UFC, mas acabou o contrato. Estamos tentando solicitar um técnico de animação pro Núcleo junto à Casa Amarela. Estamos tentando nos ajustar.

OP - Como você avalia o incentivo público para o cinema de animação no Ceará?
Telmo - Muitas vezes eu quis desistir de Almadia, por tanta coisa que você precisa passar para desenvolver seu projeto. Ah, então a animação está despontando? Está ganhando mercado e formando cada vez mais profissionais aqui no Ceará? Então, não sei o que está acontecendo. Se a gente for analisar, o curta cearense mais premiado, o Vida Maria do Márcio Ramos, é um filme de referência. Ele mostra que temos produção, que essa produção é de qualidade e é premiada. O que a gente queria é que tivesse um investimento para a animação

[...]

Para conferir toda a matéria, clique aqui!

Também confira a matéria "Quanto custa a animação", também do jornal "O Povo", sobre o panorama do Cinema de Animação no Brasil, clique aqui!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Making of - Vinheta do CINUCA

Você já viu a vinheta do Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação?
Caso a resposta seja negativa, aproveite agora e veja no clique aqui!


A vinheta do CINUCA foi produzida utilizando as técnicas de animação Stop Motion (com objetos) e animação 2D. Ela foi produzida no NUCA (Núcleo de Cinema de Animação), elaborada e animada por Levi Magalhães, com ajuda de Josimário Façanha e produção de Julia Pimenta.

 O "Making of" da vinheta está logo abaixo:
 

Agradecimento especial a Carol Vieira pela produção do Making of e ao animador Diego Akel pela ajuda na composição de cores e música da vinheta.

CINUCA - Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

4ª Edição do CINUCA - Animações Adultas

A 4ª edição do Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação ocorrerá dia 20 de Setembro de 2013 na Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC (Avenida da universidade, 2591 - Benfica - Fortaleza - Ceará). Essa edição do CINUCA tem como tema "Animações para Adultos".


Participe!

O cineclube é organizado por Levi Magalhães e Julia Pimenta com o apoio do NUCA (Núcleo de cinema de animação) e da Casa Amarela Eusélio de Oliveira.

Mimos de uma Pediatra 2

Videoclipe infantil do DVD "Mimos de uma Pediatra 2" da doutora Lindinez Cartaxo, produzidos pelo NUCA.

Viagem no Universo


Metamorfose


Festa da Bicharada


Deus e as Cores


Brincando com as formas Geométricas

 Videoclipe infantil do DVD "Mimos de uma Pediatra 2" da doutora Lindinez Cartaxo, produzidos pelo NUCA.

Créditos:

Produção Executiva: Drª Lindinez Cartaxo 
Produção Musical: Marcos Dias 
Arranjos e Teclados: Marcos Dias 
Acordeon: Nilsinho Gomes 
Vocais: Crianças Miguel Arcanjo e Myrela Dias 
Voz: Drª Lindinez Cartaxo 
Gravado em Fortaleza CE MD Studio 
Arte e Criação Capa: Giovanni Alvez 
Direção, Animação e Arte: Telmo Carvalho 
Criação de Personagens, Cenários e Animação: Josimário Façanha 
Produção, Composição e Edição: Mariana Medina

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Inscrições abertas para oficina de animação no NUCA!


Inscrições abertas para o curso de Cinema de Animação no NUCA da Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC ( Avenida da Universidade, 2591, Benfica - Fortaleza - Ceará ).

Sendo apenas uma turma, o curso começa dia 17 de Setembro e vai até 21 de Novembro. Ocorrendo terça, quarta e quinta-feira, ou seja, três vezes na semana a tarde, das 15:00hrs até 17:00hrs. O valor é de R$ 300,00

Ficou interessado? Aproveite essa oportunidade.

- Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do link 
( http://animacaonuca.blogspot.com.br/2009/12/semana-da-animacao-27out.html ) -

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CINUCA - Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação

Você conhece o CINUCA?


Organizado por Levi Magalhães, Milla Medeiros e Julia Pimenta com apoio do NUCA (Núcleo de Cinema de Animação) e da Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC, o CINUCA, desde 24 de Junho de 2013, trás a cada mês, uma edição acompanhada de um animador convidado para assim falar e refletir sobre animação de diferentes temas e perspectivas.

O CINUCA (Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação) é um cineclube que visa trazer ao público novos olhares sobre a arte de fabricar um filme construindo quadro-à-quadro, como também propor conversas e debates ligados ao panorama atual da animação. Mostrar que esse método audiovisual se alarga muito além das grandes mídias. Trazendo, como por exemplo na 2ª edição, animações de outros países com outras propostas.

O Cineclube do Núcleo de Cinema de Animação ocorre na última sexta-feira de cada mês e está atualmente o cineclube está indo para sua 7ª Edição.

Confira a vinheta logo abaixo.



Créditos

Roteiro: Levi Magalhães e Júlia Pimenta
Animação: Levi Magalhães e Josimário Façanha
Produção: Levi Magalhães e Júlia Pimenta
Edição: Diego Akel e Josimário Façanha
Making of: Carol Vieira

terça-feira, 3 de setembro de 2013

NUCA - Núcleo de Cinema de Animação - Casa Amarela UFC

Você conhece o NUCA?

Em 1993 o NUCA - Núcleo de Cinema de Animação recebeu apoio da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Hoje tem novos parceiros, um espaço estruturado e novos equipamentos. 

O NUCA tem como objetivo divulgar o cinema de animação, formar profissionais na área e oferecer produtos de qualidade técnica, cultural e educacional.

O espírito inquieto presente em todo profissional do cinema de animação encontra seu lugar em um ambiente em que conta não apenas com equipamentos, profissionais e estrutura para dar vazão a sonhos impossíveis, mas principalmente com o desejo de fazer mais e a certeza de que o melhor ainda está por vir!

Venha conhecer o NUCA e participe dos nossos cursos.

A equipe do NUCA é composta por:
Telmo Carvalho, Mariana Medina, Josimário Façanha e Levi Magalhães

Foto de Iana Soares: